domingo, 12 de maio de 2013

BMW está reservando o nome “NineT”


Desde que a BMW Motorrad apresentou as suas intenções no Salão de Milão – EICMA no final do ano passado, deixamos de ter grandes novidades sobre o projeto de uma nova roadster da marca de Munique, que servirá para celebrar o 90º Aniversário da marca. Nem mesmo algumas fotos da moto em fase de testes serviram para perceber qual será o seu aspeto final.

Mas finalmente começamos a ter mais algumas novidades em relação a esta moto especial para a BMW, pois a marca está a registar com as necessárias patentes o nome “NineT”, o que deixa praticamente como uma certeza que, será este o nome da nova moto.

O que se sabe, e está confirmado, é que a nova roadster da BMW Motorrad vai manter no ativo o motor boxer de refrigeração por ar, que o fabricante alemão já atualizou na R1200 GS para este ano com refrigeração por líquido – e que em breve será também peça central na nova R1200 RT.

A data oficial para a apresentação da nova moto ainda não está confirmada oficialmente mas, a BMW prolongou por mais um dia a sua festa anual, os Motorrad Days, a realizar no mês de julho em Garmisch-Partenkirchen, ao que tudo indica, para conseguir mostrar a novidade em primeira mão aos “motorraders”.

Primeiras impressões da Honda CB500X



A Honda apresentou à imprensa internacional a terceira versão das suas novas “500”, a CB500X, que assim se junta às já testadas CBR500R e CB500F.

Esta versão mais aventureira teve de mostrar o que vale num percurso verdadeiramente entusiasmante, composto por curvas atrás de curvas, um percurso impróprio para os fracos de estômago, na região de Navarcles, perto de Barcelona.


Tal como na restante gama de 500 cc que a Honda preparou especialmente para os motociclistas que pretendem subir das cilindradas mais baixas, a CB500X mostra-se muito dócil e prática de conduzir, mesmo quando a levamos para lá dos limites.

É mais fácil de manobrar do que a sua irmã mais poderosa NC700X, igualmente apelativa numa análise puramente estética e, muito divertida de explorar pela generosa dose de confiança que oferece ao condutor desde os momentos iniciais aos comandos. Mas não deixa de ter os seus contras…

Para saber se esta X tem aquilo que é necessário para ser uma “bestseller” assim que chegar as concessionárias no início de junho, com um PVP de 6.099€ - a CB500X apenas está disponível em versão com ABS.