quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mulheres em busca de novos destinos

Esse post foi tirado do site Rotaway. Um relato de uma viagem de deixar qualquer marmanjo com inveja. Muito legal. Espero que gostem.


Ando de moto há muitos anos, mas nunca tive a experiência de rodar fora do país, até que unindo a vontade de conhecer um pouco da África, pensei: Porque não conhecer Marrocos de moto?
Naquele momento já nascia uma expectativa de estar diante de uma nova experiência, viajar por outras terras, conhecer novas culturas, e que mais me fascinava era saber que estaria realizando esta viagem de motocicleta.
Quando sobre uma motocicleta parece que as descobertas ganham outros sentidos, De alguma forma nos projetamos em um universo que o nosso estado de espírito fica muito mais receptivo para que possamos contemplar cada nova experiência. Foi então que em fevereiro de 2012 me aventurei com alguns amigos para este país espetacular.
Tivemos o Sul da Espanha como ponto de partida. Saímos de Sevilla, passamos por Álgebras, atravessamos o Estreito de Gibraltar e daí por diante passamos a desfrutar das maravilhas marroquinas.

                                               
                                 Foram 13 dias de pura emoção, satisfação e a certeza de ter feito a coisa certa. Desfrutamos das sensacionais cidades de Chefchaouen, Fez, Erfoud, ZagoraU, Quarzazate, Marrakesh, Rabat (capital).
Muitas surpresas já nos esperavam. Há mais de 40 anos não nevava em Marrocos, e fomos brindados inesperadamente pela neve que cobria as maravilhosas montanhas que saudavam os novos visitantes. As montanhas nevadas pareciam estar nos convidando para ir adiante.

Um povo hospitaleiro
Ficamos encantados com a recepção, muito embora seja um país muçulmano, lugares místicos, onde a influência árabe que determina todos os aspectos da sua vida cultural e religiosa, é habitado por um povo humilde que tem em suas “medinas” o orgulho do berço de sua história e de sua cultura, que até os tempos atuais preservam suas tradições. Não poderia deixar de falar da culinária e o sabor dos principais pratos marroquinos, o famoso “Tagine” e uma das dezenas de variedades de "Cuscuz" (sémola cozida no vapor acompanhada de legumes, carne de vaca, frango, peixe, etc.).

Andar pelas medinas de Marrocos é como se os nossos sentidos renascessem a cada segundo quando ouvimos diferentes sons, as músicas que se misturam e os cheiros mais diversos completam toda uma atmosfera mágica em torno dos lugares que aguçavam a nossa percepção.
Os hábitos e os costumes foram preservados através dos séculos... Tínhamos que tomar cuidado e desacelerar as motocicletas para não assustar os burrinhos que caminhavam na beira da estrada carregando o sustento de cada dia deste povo encantador, tendo também como meio de transporte o
s camelos que atravessam incansavelmente o deserto do Sahara. A lembrança da noite em Marrakesh onde a noite na Praça Djemaa El-Fna parece estar vivendo uma festa infinita. 

São as inúmeras lojas que compõem os Souks que também é uma grande atração do local. Nesses pequenos negócios, insistentes vendedores fazem de tudo para vender uma enorme gama de produtos, de lanternas e luminárias a aparelhos de chá, sandálias, tecidos, e tudo aquilo que faz parte do imaginário ocidental quando se idealiza um mercado marroquino.



Uma visita a este grandioso país é um experiência imperdível.  A arquitetura em muitos lugares ainda preservam colunas e arcos que nos dão uma breve visão de como seria a vida neste remoto canto do Império Romano.
Foi uma experiência inesquecível e mágica que gostaria de compartilhar com todos vocês. Como mulher e motociclista, deixo o recado: O mundo é mais gostoso e prazeroso se desvendado por meio de duas rodas. O vento no rosto, o ronco do motor e a liberdade de estar do lado de fora, traz um encanto inigualável...

Mulheres, o mundo está aos nossos pés, basta caminharmos...


Nos encontraremos nas estradas.


Monise Alencar Martins


Fotografias:
Eliana Malizia (Revista Moto Adventure) e Monise A. Martins.





Nenhum comentário:

Postar um comentário