segunda-feira, 6 de junho de 2011

História das Chopper’s

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos começavam a voltar para casa. E (lógico) entre estes soldados haviam muitos aficcionados por motocicletas. E eles voltaram com uma idéia na cabeça: queriam pilotar motos tão leves, esportivas e ágeis como as utilizadas pelos exércitos europeus durante a guerra (leia-se BSA, Triumph, Ural, Jawa, etc…).



A primeira providência a tomar, era “atacar” as pesadas Harley-Davidson e Indians Chiefs e despi-las de todas as peças “desnecessárias” e torná-las motos tão leves e ágeis quanto as européias. Assim, os primeiros a dançarem foram os pára-lamas (você nunca irá encontrar um pára-lamas dianteiro numa autêntica bobber), assim como os bancos largos que dão lugar a selins, estribos desaparecem…os tanques reluzentes e cromados vistosos deram lugar a peças polidas e tanques com pintura fosca. Assim nascia o estilo “bobber” que é simbolo de rebeldia e personalidade própria até hoje.
O estilo Bobber permaneceu durante os anos 60 e 70, quando o filme  “Easy Rider(1.969) reacendeu a febre da mudança e assim nasceu a Chopper.



A chopper nasce da remoção ou corte (chopping) de tudo que consideravam parafernália: pára-brisas, pára-lamas, barras de proteção, faróis, piscas etc e assim construíram a Chopper Bobber.
Após isso, era necessária desvincular a Bobber da Chopper, os jovens iniciaram as mudanças da angulação do garfo dianteiro; no tamanho do tanque de gasolina; mudanças na angulação e formato dos guidões; alterações na angulação e forma dos selins; pneus de bitolas diferentes; Inseriram cromados e capricharam na beleza dos detalhes. As Choppers com pneus mais largos atrás também são chamadas de Fat Bastard.





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