sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Eddie Lawson, o super campeão !

'Steady' Eddie Lawson sagrou-se tetracampeão na era dourada das 500cc. O discreto californiano bateu uma concorrência de peso e ganhou um lugar na História.

Além dos quatro títulos mundiais, Eddie Lawson ficou conhecido por várias outras coisas: por ter sido um dos pilotos mais consistentes do Mundial de 500cc, ganhando a alcunha de 'Steady' (estável, regular); ter sido o primeiro piloto a sagrar-se campeão com duas marcas diferentes em anos consecutivos, algo que só Valentino Rossi igualou em 2004; ter sido um dos melhores pilotos de desenvolvimento dos anos 1980 e 90, quando as 500cc a dois tempos eram simplesmente brutais; e por preferir uma postura 'low-profile', rejeitando a atenção mediática e o auto-endeusamento. Talvez este último factor tenha levado muitos adeptos a esquecerem o que Lawson representa: simplesmente, um dos melhores pilotos de sempre.


A concorrência que o americano enfrentou ao longo da sua carreira não tem paralelo com nenhum outro membro deste ranking de gigantes. Entre 1983 e 1992 - nos nove anos em que competiu no Mundial -, Lawson bateu, entre outros, Barry Sheene, Marco Lucchinelli, Freddie Spencer, Wayne Gardner, Wayne Rainey, Kevin Schwantz, Mick Doohan, Randy Mamola, Christophe Sarron e Ron Haslam... Perca só alguns segundos e volte a ler a lista anterior. É a realeza das 500cc: são 15 títulos mundiais!


Método e talento 

Lawson também teve coragem de fazer algumas apostas arriscadas ao longo da sua carreira. No final de 1988, divergências salariais com Giacomo Agostini, então Team Manager da Yamaha, levaram-no a deixar a marca que lhe deu três títulos mundiais e a assinar pela Honda. Mas Lawson nem sequer faria parte da equipa oficial, na altura entregue a Gardner e Doohan - em vez disso, trabalharia com o lendário preparador Erv Kanemoto, que anos antes tinha acompanhado Freddie Spencer na fenomenal ascensão do americano. Lawson e Kanemoto precisaram de quatro GP's para transformar uma das motos mais difíceis (e potentes) do plantel - a NSR500 - numa máquina verdadeiramente demolidora. Foi campeão à frente do velho amigo Rainey, seu antigo companheiro nas dirt-tracks e nas Superbikes americanas. Foi o famoso título consecutivo com motos diferentes


Mas a derradeira lição de classe estava reservada para 1991, quando aceitou pilotar e desenvolver a débil Cagiva. Na época seguinte, Lawson deu a primeira vitória à marca italiana nas 500cc, à chuva, no GP da Hungria.
Quando perguntámos a Simon Buckmaster, atual manager da Parkalgar Honda e piloto do Mundial nos anos 1980 e 90, quem foi o melhor entre os melhores nessa fabulosa época, a resposta surgiu rápida: Eddie Lawson.

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