terça-feira, 15 de maio de 2012

Com motor elétrico, Empulse promete esportividade sem barulho.


Se, ao pensar em motos elétricas, você só enxerga aqueles carrinhos que carregam as macas nos campos de futebol, reveja seus conceitos. Apresentada no Salão de Milão de 2010, a Brammo Empulse é uma naked cuja missão é mostrar que elétricos podem, sim, ser sinônimo de esportividade, mesmo sem o ronco do motor.
Prevista para ganhar vida em 2011, o modelo ficou na gaveta até agora, quando as versões de produção da Empulse e da Empulse R foram oficialmente lançadas em Los Angeles. De qualquer forma, o tempo na geladeira serviu para amadurecer o projeto e rendeu alterações sutis.
A rabeta, por exemplo, perdeu as tomadas de ar do conceito e passou a ser composta exclusivamente pelo banco e alças da garupa. O para-lama traseiro deixou de lado as linhas sofisticadas e adotou formato convencional. A ergonomia também mudou em relação à moto-conceito. Enquanto a primeira versão trazia guidão curto e curvado para baixo, semelhante ao das cafe racers, o produto final ostenta uma barra um pouco mais alta e confortável, condizente com outros modelos do segmento.


IGUAL, SENDO DIFERENTE Em uma primeira olhada, a naked elétrica consegue enganar. É preciso ter um pouco mais de atenção para perceber que a estrutura abaixo do falso tanque de gasolina não é o motor, mas sim, o complexo de baterias de íons de lítio, que a alimentam. Com capacidade para 10,2 kWh, a moto tem autonomia para rodar quase 200 quilômetros dentro do perímetro urbano -- ou 90 quilômetros na estrada, onde se usa a velocidade máxima mais constantemente. Depois disso, serão necessárias oito horas até que esteja totalmente carregada.
A linha Empulse está equipada com um motor de corrente alternada (AC) de magneto permanente, cujo grande trunfo em relação às outras motocicletas elétricas é a refrigeração líquida e o câmbio de seis marchas. O propulsor de 40kW produz potência máxima equivalente a 54 cv a 8.200 rpm e torque máximo de 6,4 kgfm. Pelo que afirma a fabricante, é capaz de atingir 160 km/h de velocidade final.
Para ficar ainda mais parecida com uma moto convencional, a Empulse conta ainda com dois sistemas de mapeamento do motor. O modo normal limita a aceleração para otimizar a autonomia da bateria; o modo sport deixa de lado esta preocupação e permite que o piloto extraia toda a potência do propulsor silencioso.
CORPO ITALIANA
Embora a Brammo seja sediada no Estado norte-americano do Oregon, o chassi das duas versões da Empulse é feito na Itália, assim como o subquadro e a balança com ajuste a gás na suspensão. Já o garfo dianteiro traz suspensão invertida “upside-down” como qualquer esportiva que se preze. O conjunto pesa 200 kg a seco.
Mesmo não apresentando altos níveis de potência, a naked conta com freios de respeito. São dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro e pinças radiais de quatro pistões na roda dianteira, enquanto a traseira está equipada com disco único e pinça de pistão duplo. Ambas as pinças são feitas pela Brembo.
Além da chancela da grife italiana, os freios são regenerativos. Isto é, parte da força cinética da frenagem é acumulada e revertida para a bateria, o que melhora a autonomia da moto. O sistema também é utilizado nos carros elétricos.



NÃO TÃO ESPORTIVA
Quando foi anunciada que a Empulse teria uma versão “R” na nomenclatura, imaginou-se que seriam duas motos completamente diferentes. O palpite mais arriscado foi que a moto seria uma réplica da Empulse RR, superesportiva com carenagem integral que já competiu no TTXGP, competição exclusiva para motocicletas elétricas paralela ao "Tourist Trophy" da Ilha de Man.
Todavia, a realidade não poderia ser mais distante. a Empulse R partilha das especificações técnicas da Empulse convencional, diferindo apenas na suspensão, que é totalmente ajustável e têm bengalas pintadas na cor dourada. O preço também muda: a Empulse já está em pré-venda nos Estados Unidos pelo preço sugerido de US$ 16.995 (R$ 33.800), enquanto a Empulse R pode ser encomendada por US$ 18.995 (R$ 38.800).
Com preço relativamente superior ao de outras motos do segmento -- para se ter uma ideia, a Honda CB 1000R parte de US$ 11.760 (cerca de R$ 23.400) -- a Brammo pensa a longo prazo. Para a marca, o custo elevado da linha Empulse será revertido para o proprietário na bomba de gasolina, ou melhor dizendo, ao não passar por ela. Mas, será esse o futuro do motociclismo?

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