terça-feira, 30 de agosto de 2011

Amazonas... Produto nacional !


HISTÓRIA DA AMAZONAS
A idéia de construir uma motocicleta com motor VW, não foi exatamente iniciada com a Amazonas. No início dos anos 70, os mecânicos Luiz Antonio Gomi e José Carlos Biston, construíram uma máquina de 330 quilos com motor VW a ar de 1500 cc, cujo volante do motor fora aliviado, pois a moto, inicialmente, tinha a tendência de inclinar-se em demasia quando acelerada.
Uma Amazonas 1.600 cc na linha de montagem em 1978, muitas delas foram vendidas para a Polícia Rodoviária Federal, ainda hoje podem ser vistas nos pátios das corporações em pequena quantidade, pois a maioria já foi leiloada. Muitas outras foram exportadas, é comum encontrar referências a elas em sites do Japão, Europa e Estados Unidos.
O câmbio também era da marca alemã, tendo a marcha-a-ré em alavanca à parte, a fim de não confundi-la com as outras marchas, que eram acionadas pelo pé esquerdo, como em qualquer outra moto. A suspensão traseira tinha duas molas auxiliares, paralelas às originais e, na dianteira, contava com dois amortecedores de direção do fusca, que foram colocados lateralmente aos telescópicos dianteiros, enquanto o sistema de freios era composto por dois discos de Ford Corcel na frente e apenas um atrás, com pinças de VW Variant, sendo usado o cilindro mestre do Fusca. A estrutura foi feita com pedaços dos quadros de uma Harley e de uma Indian 1200 de 1950,( uma verdadeira catança e adaptações de peças e quadros ),  a parte inferior foi construída artesanalmente. Aprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP. Se deu , a fabricação do protótipo, que ostentava detalhes como o painel do Chrysler Esplanada e tanque em forma de caixão.


Os dois amigos instalaram uma oficina em São Paulo, na Av. Dr. Salomão Vasconcelos 668, e construíram mais três motocicletas, cujo paradeiro é, hoje, ignorado.  Um grupo de São Paulo, a FERREIRA RODRIQUES, interessou-se pelo projeto dos mecânicos, então nasceu, em 1978, a lendária AMAZONAS, única moto com marcha-a-ré, que foi considerada na época, a maior motocicleta do mundo.
Sem importações de motos para o Brasil, onde tínha se de se conformar com motos nacionais de baixa cilindrada, A  ”Amazonas Motocicletas Especiais – AME”, empresa fundada em 15 de agosto de 1978, no bairro da Penha (SP), se tornou objeto de desejo de muitos motociclistas
 A produção dos modelos da marca iniciou-se, entretanto, apenas trinta e dois dias depois da criação da AME, que começou a construir os modelos Turismo Luxo, Esporte Luxo e Militar Luxo. A moto era uma verdadeira salada de peças de carros da época, com peças de Corcel, Fusca, Caminhão Mercedes 608, Puma e Ford. Era uma moto superdimensionada e, por isso, era muito forte e durável, coisa não muito comum nos dias de hoje. Tanto que ainda é muito comum nestes dias, ver-se uma Amazonas com várias peças originais, em perfeito estado de conservação. Ela teve até um modelo a álcool, em 1978. Este modelo dispunha de carenagens integrais do motor, para mantê-lo em temperaturas mais elevadas.


A motocicleta Amazonas foi exportada para várias partes do mundo, inclusive para o Japão. Foram feitas diversas modificações durante sua existência, inclusive no chassis, suspensões, estética e motorizações, até sua total extinção, em outubro de 1988, sendo que cinco ou seis motos ainda foram montadas no ano seguinte.
Modelo exportada para os Estados Unidos da América, motocicleta de grande porte ao gosto dos amantes das motos custom como Indian´s e Harley Davidson. Seu custo era equivalente a  seis Honda CG125, na época em que ela era fabricada (pesquisa feita pela revista moto show em 15 de abril de 1983).


A Amazonas, ostenta lá fora o título de maior moto do mundo e motivo de orgulho, pois é fabricação brasileira. Isso Mostra que o brasileiro, quando busca desafios consegue supera los seja quais for. Nos dias de  hoje existe motocicletas Amazonas com injeção eletrônica de combustível. As pessoas que elaboraram ficariam boquiabertas de ver tais motos ainda rodando e com melhorias de grande respeito.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Harley Davidson - V Rod


No ano em que assopra dez velinhas as V-Rod ganha um presente da mamãe Harley-Davidson. E quem comemora é o público norte-americano que já pode conferir nas revendas a V-Rod 10th Anniversary Edition. Ela é apenas uma das três versões da linha 2012, que também inclui uma Night Rod Special e a V-Rod Muscle.
A V Rod já é uma Harley pra lá de especial. Lançada em 2002, ela mudou o conceito clássico de motocicletas da marca. Por isso, o motor V2 que equipa a família V-Rod recebeu o nome de Revolution. Desenvolvido em parceria com a alemã Porsche, o propulsor trouxe a inédita e polêmica refrigeração líquida. Para os conservadores da marca a V-Rod é considerada muito moderninha. 
Símbolo de status e sofisticação e tecnologia embarcada sobre duas rodas o motor de 1247 cm³, produz 125 cv de potência máxima e 12,8 kgf.m de torque máximo. Inspirada em motos de corrida, com um toque retro esta custom apresenta uma ciclística diferenciada em relação aos modelos da centenária marca norte-americana

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Harley Davidson Ultra Classic Electra Glide

Essa moto tem nome comprido como a maioria dos nomes nobres, pois a Harley Davidson é o nome de uma motocicleta que rendeu muita história. Fundada em 1903 esteve presente como marca de indiscutível qualidade no mercado mundial desde que começou.



A Harley Davidson dividiu com a Indian o sucesso de vendas no início do século passado mas logo identificou-se com uma classe própria de motocicletas, na melhor filosofia americana do “Bigger is better” ou quanto maior melhor. Grandes pradarias e desertos a cruzar, somam-se à tradição dos pioneiros americanos que desenvolveram essa mentalidade que em tudo procura extrema durabilidade e confiabilidade. Elas não podiam parar no meio do nada, e aquele país era de vastas extensões, sem recurso nenhum, naquela época, ainda cheia de pioneirismos. Motores grandes, super-dimensionados e feitos para durar uma vida era o que compunha o sonho americano no começo daquele século, quando grandes populações de várias etnias chegavam do exterior para adicionar ao ideal do American Way of Life.



O estilo clássico da Ultra Electra Glide remete ao passado mas conta com vários itens de qualidade modernos como as rodas lindamente torneadas de liga leve, suspensão assistida a ar para regulagem mais precisa de acordo com a carga e injeção eletrônica de combustível. As bolsas são na realidade verdadeiros porta-malas, que cabem perfeitamente toda bagagem de um casal em viagem de longo percurso. Todos com chave podem vir acompanhados (vendem separado) de bolsas internas facilmente retiradas de modo que fica fácil transportar.


Com muita eletrônica embarcada esse modelo conta com piloto automático, rádio/toca-CD, Inter-comunicador e previsão para se instalar um GPS. As caixas acústicas impermeáveis funcionam muito bem no trânsito pesado, ou ainda através dos head-phones adaptáveis nos capacetes. Isso ajuda a distrair o motociclista, pois apesar de ser ágil para o eu peso e tamanho, fica bem mais próximo dos carros e assim é difícil acompanhar as motos pequenas pelos corredores.


Os freios, com ABS, demandam um trafegar suave, sem radicalismos pois ele atua cedo e isso pode trazer perigo ao motociclista experiente, ou que está esperando travar uma roda aqui e ali para sentir a tração disponível e controlar a moto. Isso não é normalmente possível em motos com ABS e nessa menos ainda pois seu peso, carrega bastante a traseira e o sistema de distribuição de frenagem, que é automático solta essa roda primeiro e mantém a moto estável na maioria das condições normais de uso, sem radicalismos por favor. Essa moto é uma autêntica Touring.
A concepção do motor ainda é das antigas, sub-quadrado, 95,3 x 111,1 mm na relação diâmetro e curso do pistão e apesar de ter carcaça integrada para motor e câmbio a caixa da embreagem é distinta e o comando de válvulas é duplo no cárter e de acionamento por varetas, misturando de novo o moderno com o tradicional. O resultado dessa aplicação de um motorzão de quase 1600 cm3 é bastante bom, se considerarmos o peso do conjunto, com um torque fenomenal de 12,8 Kgf-m. O tanque de óleo do cárter seco fica hoje atrás do câmbio de seis marchas, dando a impressão de que o conjunto é lubrificado pelo mesmo sistema, reparem que há outro bocal para o câmbio, no pequeno plug.


O conjunto de freios é administrado pela CPU à esquerda do seu bloco de válvulas quadrado. A bateria, bastante compacta fica bem abaixo, sob os módulos de injeção e administração do motor. Seu acesso pode ser dificultado numa emergência, mas é protegido por um conjunto bastante complexo de fusíveis e circuitos de proteção. O sistema de escapamento é dos mais modernos e conta com válvula para adequar o fluxo de gases pelo catalisador. Seu movimento é acionado por um servo-motor gerenciado pela administração do motor. O sistema elétrico como um todo é muito bem feito, com conexões bem protegidas e de qualidade. Inspira muita segurança.


O chassis, não poderia seguir uma construção diferente, oferece rigidez excepcional não apresentando as flexões dos antigos modelos. Inspira hoje muita confiança, mesmo em estradas sinuosas e que exigem o máximo do motor e suspensão. Parece que não tem mais sentido dizer que Harley não faz curvas. Precisa-se andar numa Ultra-glide para rever esse conceito, hoje ela está muito diferente pois joga facilmente de um lado para o outro como numa chicane com muita confiança, mesmo com o motor cheio.


As soldas muito profissionais, não parecem feitas por máquinas. Acho que tem um americano em Manaus, contratado para soldar esse chassis. Importaram um mestre de Milwaukee. As suspensões são equilibradas, e devido à grande capacidade de carga há uma forma de ajustar a suspensão traseira para compensar o aumento de peso.
Um pequeno bico de ar serve para adicionar pressão ao sistema e ajustar o sag, assim evita-se bater no fim do curso e levar um garupa com toda bagagem que tem direito. A transmissão por correia dentada, hoje mundialmente imitada por alemães e japoneses foi uma criação da Harley Davidson desde 1903. Ela investiu longos anos de pesquisa e desenvolvimento e hoje faz uma conexão perfeita entre motor e asfalto, sem folgas ou perdas de energia. O melhor é que com nenhuma manutenção até a hora da troca, que pode demorar anos.


Conforto dessa moto é fora de qualquer padrão, o máximo. Banco de couro natural com encosto do garupa como equipamento de série. Há ainda um opcional entre o piloto e garupa para maior conforto ainda. O máximo é a curtição do piloto automático. Se estiver programado na velocidade de cruzeiro e após passar no pedágio por exemplo, ao chegar na última marcha, liga-se o botão e vrumm aceleração máxima até a velocidade programada. Um toque no freio ou um buraco maior desliga o sistema por segurança, muito bom. O guidon, largo permite manobras rápidas e é bem amortecido das vibrações. Mas vai ai um alerta: Por causa desse amortecimento não há como fazer manobras rápidas, como em motos mais leves. O contra-esterço fica só para maiores velocidades do que no ritmo urbano entre os carros. Aprendi a técnica, ensinada por Jerry “Motorman” Palladino Ride like a Pro IV da polícia rodoviária dos EUA, que usando o freio somado ao acionamento da embreagem, criando tensão na transmissão dá o controle necessário em baixas velocidades, pode-se parar, fazer curvas fechadas e sair de novo com os pés sempre nas plataformas virando até quase o batente do guidon, sem problemas. Você vai por onde olha. Treinamento é a palavra chave, nesse caso.


Fonte: Texto: Carlos (Bitenca) Bittencourt - Fotos: Equipe do Motonline,

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Surubim Motofest 2011

Serviço:
Evento: 8º Surubim Moto Fest
Datas: 19, 20 e 21 de Agosto de 2011
Local: No largo da rua João Batista, Centro
Cidade: Surubim
Estado: PE
email : mailto:eraldopio@yahoo.com.br 
Organizador: Cowboys do Asfalto
Contatos: Eraldo Pio
Telefone: (81) 9112-0276
Observação: Campanha “Zueira Tô Fora”.


Programação
Sexta- feira-19/08

10:00 Recepção aos motociclistas
19:00 Forrozão Chinelar- Forró pé de serra
20:30 The Webys- Rock pop
22:00 Banda G8 – Romantic Rock
00:00 Raul Seixas Cover e Banda Caroço de Manga

Sábado-20/08
07:30 Café da manhã 0800(no evento)
12:30 Churrasco 0800(no evento)
15:00 Surubim Rock Festival
19:00 Faro Blues Band – Banda de blues
20:30 Sweet Jane- Rock `n roll anos 80 e 90
22:00 Roberto Carlos Cover e Orquestra
02:00 Raiga Band- Clássicos do rock anos 70 e 80

Domingo-21/8
14:00 Confraternização dos Cowboys do Asfalto no Budega Pub
Relação de hotéis e Pousadas
HOTEL CRISTAL End.: Rua Estácio Coimbra - Centro
Fone: 81-36341403
(À 300m do evento)

ELLOS HOTEL End.: Pça Dídimo Carneiro - Centro
Fone: 81-36341785
(À 100m do evento)

HOTEL HAVAÍ End.: Av. Paulo Pessoa Guerra - defronte a Rodoviária
Fone.: 81-36343625
(Em frente a rodoviária)

HOTEL RECANTO DO AGRESTE End.: Av. Paulo Pessoa Guerra - defronte a vaquejada
Fone: 81-36343557 Cel.: 81-97659605
(Em frente a vaquejada)

CLONE MOTEL End.: entrada da chã do Mariheiro - defronte a Radio Integração FM
Fone.: 81-36343353 Cel.: 81-91939926 (Chico nena )
(Próximo a entrada de Surubim, vindo de Caruaru)

MOTEL CONCORD End.: Av. Paulo Pessoa Guerra - defronte ao Clube Cara e Coroa
Fone: 81-36341130
(Próximo a vaquejada)

POUSADA FINO TRATO End.: Rua João Batista - Centro
Fone.: 81-36342443
(Ao lado do evento)

POUSADA MARACAJÁ End.: Rodovia PE 90 - Posto Maracajá
Fone.: 81-36341361
(Na entrada de Surubim, vindo de Recife)

POUSADA SURUBIM End.: Pça Dídimo Carneiro - Centro
Fone: 81-36341225
(À 200m do evento)

ALUGUEL DE CASAS (EDSON) Fone: 81-9438-5777

Dormida 0800  Colégio Estadual Severino Farias

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Honda Goldwing 1800cc



Nos EUA a Honda divulga imagens da supertouring Goldwing 1800 modelo 2012 que foi apresentada ao publico no mês passado. As alterações estão nas capacidades turísticas da moto e nos equipamentos eletrônicos que equipam esta super moto.
Suas carenagens laterais foram especialmente modificadas para dar mais espaço nas malas e também para ficarem mais integradas ao design geral da moto.
A Goldwing recebeu nova calibragem em suas suspensões buscando maior conforto para longas viagens. Outras novidades estão nos sistemas eletrônicos, o de som conta agora com compatibilidade com iPod e MP3, e o sistema de navegação agora pode trocar informações entre usuários e possibilita o acesso a internet.
A Goldwing 1800 estará disponível no mercado americano a parti de maio e no mercado europeu a partir de 2012.



Abaixo, as especificações técnicas da moto.



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Passamos dos 7 mil acessos !!!!!!!!

Nesse fim de semana, passamos dos 7 mil acessos em nossos blog. Muito obrigado à todos que curtem o Metal do Asfalto. Bom inicio de semana para todos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A maior motocicleta do mundo.

A maior moto do mundo foi apresentada na Austrália, no MMS - Melbourne Motor Show 2009. Com 3 metros de altura, a "Monster Motorbike from Hell" é impulsionada por um motor Detroit Diesel, transmissão Allison automática com seis velocidades e diferenciais Eaton. Criada e construída durante 3 anos pelo ex-dublê Ray Baumann para usá-la em shows de demolição, a super moto pesa 13,6 toneladas e tem 9 metros de comprimento. As rodas, de máquinas Caterpillar fora-de-estrada, têm 1 metro de diâmetro e são montadas com pneus usados (o preço de cada pneu novo é 30.000 dólares).






Bom fim de semana à todos !

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

The Iron Maiden's e a Route "666"

The Iron Maiden's, é uma banda americana cover do Iron Maiden formado apenas por mulheres. A banda se torna interessante apenas pela curiosidade de ser formada por mulheres, mas é fraca. Abaixo a relação das músicas e um link para download. O post é apenas pela curiosidade da Route 66 passar a ser Route 666, the number of the beast.


01-The number of the beast
02-Two minutes to midnight
03-Children of the damned
04-The trooper
05-Wasted years
06-Killers
07-Aces high
08-Phantom of the opera
09-Run to the hills
10-Hallowed be thy name

Download

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Não resisti...


Com uma vitória maiúscula, o Sport venceu o Náutico pela 200ª vez. É a reação do Leão rumo à 1ª divisão. Sei que o assunto não tem nada haver com motociclismo, mas...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

US Route 66

A Route 66 é a mais famosa estrada americana, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald’s do mundo. Já foi cenário de filmes como Easy Riders, Bagdá Café, Forest Gump, Thelma e Louise e do famoso Cars, desenho da Disney e Pixar.
A Rodovia americana foi construída em 11 de novembro de 1926, com o objetivo unir locais distantes interligando o país, e trazer progresso para a região oeste. Passando pelos estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona terminando na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, totalizando 3.755 km.
 

Entre 1933 e 1938 a construção da estrada gerou emprego para milhares de trabalhadores de todos os cantos do país, e  servia para escoar a produção rural  do interior. Foi uma das primeiras estradas totalmente pavimentadas, servindo como caminho para pessoas que escapavam de lugares muito frios e queriam tentar uma nova vida em regiões mais ensolaradas do sul e oeste.


Com o aumento do movimento da estrada, vários comerciantes viram uma forma de ganhar dinheiro. Armazéns, postos de gasolina, motéis, mecânicas e lojinhas começaram a surgir ao longo da Rota 66, sendo o núcleo inicial de diversas cidades.
Uma das atrações da 66 é o Cadillac Ranch uma obra de arte constituída por 10 Cadillacs que mostram a evolução do automóvel, produzidos entre 1948 e 1964, enterrados no deserto da cidade de Amarillo no Texas.


Idealizado pelo milionário Stanley Marsh II,que certa vez disse: “Para mim, o sonho americano é uma viagem de Cadillac, com uma loira, até as praias da Califórnia”, pedindo ao grupo de arquitetos Ant Farm que criassem uma obra de arte representando este sonho americano.
Em 1985  a lendária e histórica Rota 66, deixou de fazer parte do US Highway System. Ela, que foi o berço do sonho americano de tanta gente, ficou esquecida no tempo com alguns trechos completamente abandonados, ou embaixo das modernas auto-estradas.


Até hoje o fascínio pela “Mother Road” como também é conhecida, continua levando até ela milhares de turistas de todo o mundo.


Esse vídeo da banda Eagles, é o hino oficial da lendária Route 66, no estado americano do Arizona.




Motos e mulheres... Mais um capítulo


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Valentino Rossi, o papa títulos !

Valentino Rossi (Urbino, 16 de Fevereiro de 1979[1]) é um piloto profissional de motociclismo e vencedor de vários títulos mundiais de MotoGP.Com 9 campeonatos mundiais de motociclismo, sendo 7 na principal categoria e só perdendendo para Giacomo Agostini que tem 8 na principal categoria, no seu "palmarés" é considerado um dos mais bem sucedidos desportistas e o melhor piloto de motociclismo de todos os tempos. Após uma Era de épocas dominadas pelo piloto, em 2006 perdeu a chance de obter o oitavo título, terminando o campeonato em segundo lugar. Com poucas corridas para o final da temporada de 2007, perdeu novamente o título, desta vez para o australiano Casey Stoner. Entretanto, em 2008 voltou a subir ao trono, conquistanto o oitavo campeonato mundial, e, consecutivamente, em 2009 repetiu o feito, ficando com 9 campeonatos mundiais.
De acordo com a revista Sports Illustrated e com outras fontes fiáveis, Rossi está nos lugares mais cimeiros da lista dos 20 desportistas mais bem pagos do Mundo, chegando aos 35 milhões de dólares por ano.[2]
Foi considerado um dos cinco melhores desportistas mundiais da primeira década do terceiro milénio (2000-2010). Entre vários prémios obtidos, destacam-se cinco referências nos "Laureus Sports Awards" (Prémios de maior prestígio do Desporto Mundial). Quatro nomeações para o prémio de "Desportista Mundial do Ano" (2004; 2005; 2009; 2010). E o prémio de "Spirit of Sport" que Rossi recebeu em 2006.



Seguindo a carreira de seu pai, Graziano Rossi, Rossi começou a correr no MotoGP, no Grand Prix da 1996, pela Aprilia, na categoria de 125cc e venceu o seu primeiro campeonato mundial no ano seguinte. A partir de então, transferiu-se para a categoria 250cc, novamente com uma Aprilia, e ganhou o Campeonato Mundial em 1999. Ganhou o Campeonato Mundial de 500c com uma Honda, em 2001. Conquistou os Campeonatos Mundiais de 2002 e 2003 do MotoGP também com uma Honda, e continuou sua conquista de campeonatos do MotoGP em 2004, 2005, 2008 e 2009, depois de deixar a Honda e entrar para a Yamaha.
Rossi é conhecido pela sua excentricidade dentro e fora das pistas. No mundo do motociclismo é conhecido como "Il Dottore" (O Doutor) ou "The Doctor". Desde o ínicio usa o número 46 em homenagem ao pai, Graziano Rossi. Viveu em Londres entre 2000 a 2008. Mas depois de solucionar o ajuste de pagamento do fisco italiano, voltou à sua cidade natal, Tavullia.
"Vale" já bateu, praticamente, todos os recordes. Um dos poucos que lhe falta é obter 123 vitórias para conseguir bater o detentor deste recorde (Giacomo Agostini, com 122 vitórias).



Realizou vários testes com um Ferrari, para uma possível mudança das motos para os monolugares da Fórmula 1, mas tal acabou por não se concretizar. De há uns anos, até hoje, acredita-se na possibilidade de Valentino aceitar, finalmente, o convite da Ferrari para integrar a equipa Ferrari da F1. Também se fala na possibilidade de passar pelos rallys, em 2010 participou no Monza Rally, terminando em 2º. Mas como sabemos, tudo depende da vontade que Rossi tem no momento em é necessário tomar decisões, apenas é certo que Rossi pretende vencer o campeonato mundial de 2010 no MotoGP. Já se ouviu Rossi afirmar que até aos 34 é possível estar no topo da competitividade, tornando válidas as hipóteses de vencer mais campeonatos em MotoGP, ou correr na F1, ou até nos Rallys.
Em 2001, Rossi e seu companheiro Colin Edwards ganharam as 8 Horas de Suzuka, uma prova de resistência realizada anualmente no Circuito de Suzuka no Japão, ambos pilotaram uma Honda.


Rossi começou pilotando uma Aprilia, onde foi campeão mundial pela 125cc em 1997 e pela 250cc em 1999. No ano 2000 assinou um contrato com a Honda e acabou três vezes sendo campeão do mundo, em 2001 pela 500cc, que hoje se chama MotoGP, em 2002 já com o nome de MotoGP e motores de 990cc, e 2003. Em 2004 fexou com a Yamaha, que ficou até 2010, nesse meio tempo ele foi campeão em 2004 e 2005 ainda com os motores de 990cc, em 2008 e 2009 foi campeão denovo já com os novos motores de 800cc. Para a temporada 2011 ele assinou um contrato de dois anos com a Ducati.
Rossi pela MotoGP/500cc, Foi Campeão em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009 e vice em 2000 e 2006, além das terceiras colocações em 2007 e 2010. Pela 250cc ele foi Campeão em 1999 e vice em 1998. Já pela 125cc ele foi Campeão em 1997 e teve uma nona colocação em 1996.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Eddie Lawson, o super campeão !

'Steady' Eddie Lawson sagrou-se tetracampeão na era dourada das 500cc. O discreto californiano bateu uma concorrência de peso e ganhou um lugar na História.

Além dos quatro títulos mundiais, Eddie Lawson ficou conhecido por várias outras coisas: por ter sido um dos pilotos mais consistentes do Mundial de 500cc, ganhando a alcunha de 'Steady' (estável, regular); ter sido o primeiro piloto a sagrar-se campeão com duas marcas diferentes em anos consecutivos, algo que só Valentino Rossi igualou em 2004; ter sido um dos melhores pilotos de desenvolvimento dos anos 1980 e 90, quando as 500cc a dois tempos eram simplesmente brutais; e por preferir uma postura 'low-profile', rejeitando a atenção mediática e o auto-endeusamento. Talvez este último factor tenha levado muitos adeptos a esquecerem o que Lawson representa: simplesmente, um dos melhores pilotos de sempre.


A concorrência que o americano enfrentou ao longo da sua carreira não tem paralelo com nenhum outro membro deste ranking de gigantes. Entre 1983 e 1992 - nos nove anos em que competiu no Mundial -, Lawson bateu, entre outros, Barry Sheene, Marco Lucchinelli, Freddie Spencer, Wayne Gardner, Wayne Rainey, Kevin Schwantz, Mick Doohan, Randy Mamola, Christophe Sarron e Ron Haslam... Perca só alguns segundos e volte a ler a lista anterior. É a realeza das 500cc: são 15 títulos mundiais!


Método e talento 

Lawson também teve coragem de fazer algumas apostas arriscadas ao longo da sua carreira. No final de 1988, divergências salariais com Giacomo Agostini, então Team Manager da Yamaha, levaram-no a deixar a marca que lhe deu três títulos mundiais e a assinar pela Honda. Mas Lawson nem sequer faria parte da equipa oficial, na altura entregue a Gardner e Doohan - em vez disso, trabalharia com o lendário preparador Erv Kanemoto, que anos antes tinha acompanhado Freddie Spencer na fenomenal ascensão do americano. Lawson e Kanemoto precisaram de quatro GP's para transformar uma das motos mais difíceis (e potentes) do plantel - a NSR500 - numa máquina verdadeiramente demolidora. Foi campeão à frente do velho amigo Rainey, seu antigo companheiro nas dirt-tracks e nas Superbikes americanas. Foi o famoso título consecutivo com motos diferentes


Mas a derradeira lição de classe estava reservada para 1991, quando aceitou pilotar e desenvolver a débil Cagiva. Na época seguinte, Lawson deu a primeira vitória à marca italiana nas 500cc, à chuva, no GP da Hungria.
Quando perguntámos a Simon Buckmaster, atual manager da Parkalgar Honda e piloto do Mundial nos anos 1980 e 90, quem foi o melhor entre os melhores nessa fabulosa época, a resposta surgiu rápida: Eddie Lawson.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

VI Santa Cruz Moto Fest


Serviço:
Evento: VI Santa Cruz Moto Fest

Datas: 05, 06 e 07 de Agosto de 2011

Local: Vila de Todos

Cidade: Santa Cruz

Estado: RN

Site: 
www.amigosdoasfalto.com

eMails: robertofpaz@hotmail.com

Organizador: MC Amigos do Asfalto

Contato: Baiano (84) 9967-8308 - Doutor (84) 9989-3115 - Wallace (84) 9963-5343 - Roberto (84) 9605-2121

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Randy Mamola, o mestre


Existem pilotos que entram para a história em função dos campeonatos conquistados, outros pelo carisma ou por apresentações espetaculares, pela relação com os fãs, etc. O norte americano Randy Mamola aos 16 anos, estava no início de uma carreira que o tornaria quatro vezes vice-campeão do mundo, à sombra de nomes como Kenny Roberts, Eddie Lawson e Wayne Gardner. 


Mamola ganhou entre os anos 80 e 90, 13 corridas no Mundial 500 cc.. A primeira vitória do homem que pilotava uma moto como se estivesse montando um touro bravo em um rodeio foi há 30 anos, no Grande Prêmio da Bélgica. “Deixei a música aos doze anos porque os meus pais não podiam pagar por aulas de pilotagem e de bateria. 


Nasci em 59 e os Beatles com sua música marcaram muito minha vida. Mas tive de tomar uma decisão, entre competir de moto ou ficar sentado num quarto e aprender bateria. A escolha foi fácil! A minha primeira moto foi uma minimoto que ganhei aos 16 anos, eu só tinha um metro e meio e pesava 40 kg” Falando do MotoGP, Valentino Rossi é o melhor de todos os tempos? “Não ponho o meu dinheiro nisso. Muita gente vai discordar. Se olhar para a forma como o Wayne ganhava as corridas e os campeonatos, ou da forma que o Eddie Lawson corria, ou mesmo como o Kenny Roberts apareceu no mundial sem conhecer os circuitos e mesmo assim ganhou… Sei apenas que o Valentino é o maior dos anos em que correu, e nós só somos bons consoante a competição em que estamos. Ele teve grande concorrência e voltará a ter mais.” afirma Mamola, que foi sem dúvida, um dos pilotos mais arrojados de todos os tempos.



Acima, até o mestre Schumacher se rende a Randy Mamola. Bons tempos.

O verdadeiro "Fio dental"